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Comunique seu sinistro de forma rápido e fácil.

Olá,

Neste momento difícil, queremos lhe dizer que estamos juntos. Conte com a gente!

O sinistro é a ocorrência do risco coberto durante o período de vigência do seguro, como, por exemplo: morte acidental ou morte natural.

Para agilizar seu atendimento e facilitar a abertura do sinistro, reunimos nesta página formulários e a lista de documentos necessários, além de orientações de como enviar os documentários.

Mas atenção: antes de acionar o seguro, é importante você confirmar na apólice / certificado se o evento ocorrido é um risco coberto pela seguradora.

Antes de separar a documentação, confira as dicas abaixo:

  • O segurado/participante incluído na apólice deve ter falecido em razão de acidente sofrido ou doença diagnosticada durante o período de vigência do seguro, observada a carência* de 2 (dois) anos.
  • Existem diferenças entre as coberturas de Pecúlio por Morte e Morte Acidental (esta última não cobre eventos decorrentes de doença).

Para acionar o serviço de Assistência Funeral, ligue para 0800 880 1900



*Carência: período no qual o segurado ou beneficiário não terá direito a receber capital segurado da cobertura, contando a partir da data de Início de Vigência do seguro.

Aviso de Sinistro

Abaixo, você encontra as informações importantes e os documentos que serão necessários para fazer o Aviso de Sinistro. O processo está dividido em duas etapas, cujos passos foram pensados para te auxiliar neste momento.

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Orientações

Para solicitar sua indenização, siga o processo abaixo:

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Passo 1: Separe a documentação

Envie uma cópia simples dos documentos solicitados.

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Confira a seguir um check-list de documentos obrigatórios que você deve enviar para a Sabemi. Além desses, verifique a relação de documentos adicionais, eles podem ser necessários para análise do seu caso. Para acessar os formulários, basta clicar no indicativo de nome.

Documentos obrigatórios

Morte Natural

  • Certidão de Óbito.
  • Formulário de Aviso de Sinistro
  • Boletim de Ocorrência Policial (se houver).
  • Laudo de Necropsia expedido pelo Instituto Médico Legal (IML) (se houver).
  • Relatório médico

Morte Acidental

  • Certidão de Óbito.
  • Formulário de Aviso de Sinistro
  • Boletim de Ocorrência Policial.
  • Laudo de Necropsia expedido pelo Instituto Médico Legal (IML).

Do Segurado

  • Cópia de um documento de ifentificação do segurado que contenha o número do CPF (RG, CNH, CTPS ou Passaporte). OBS: a cópia da CNH deve ser obrigatóriamente enviada quando o segurado for o condutor do veículo envolvido no acidente.
  • Cópia do comprovante de endereço do segurado.

Dos Beneficiários

  • Beneficiários Indicados:
  • Formulário de Autorização de pagamento em conta ou cópia do cartão bancário.
  • Cópia de um documento de identificação de cada beneficiário que contenha o número do CPF (RG, CNH, CTPS ou Passaporte).
  • Cópia do comprovante de endereço de cada beneficiário.

Beneficiários Não Indicados:

  • Caso os beneficiários não tenham sido indicados na apólice do segurado, a Indenização será realizada conforme legislação em vigor (Artigo 792 do Código Cívil Brasileiro). Portanto, além dos documentos indicados acima, deverá ser enviada a seguinte documentação:
  • Declaração de Herdeiros com assinatura de dois herdeiros e de duas testemunhas com assinatura reconhecida em cartório.
  • Cópia da Certidão de Casamento atualizada em cartório após óbito, caso o segurado seja casado.
  • Cópia da Certidão de óbito do marido/esposa do segurado/participante, caso o segurado seja viúvo.
  • Cópia da Certidão de união estável, atualizada em cartório após óbito do segurado/participante, caso o segurado estivesse em uma união estável.

Passo 2: Preencha os formulários

Preencha os formulários conforme instruções do passo a passo. Você pode preencher através do computador ou, se preferir, imprimir e preenchê-los manualmente.

Passo 3: Envie a documentação

"Você pode fazer o envio por e-mail ou pelos Correios. Por e-mail, envie os Documentos para o analise.sinistro@sabemi.com.br . Se caracterizar pelos Correios, envie para o endereço Rua 7 de Setembro, 515 - Bairro Centro Histórico, Porto Alegre / RS - CEP 90010-190 | A / C Setor Sinistro. Agora, se você preferir realizar o envio dos documentos aqui pelo site, basta incluir os documentos no campo “anexar os arquivos” disponível logo abaixo."

Passo 4: Aguarde a nossa comunicação

Assim que recebermos a relação de documentos, daremos um retorno em até 30 dias. Caso sejam documentos complementares, entraremos em contato por e-mail ou carta.

Passo 5: Ligue para a Central de Atendimento

Ficou com dúvida e precisa de ajuda? Ligue para a nossa Central de Atendimento através do 0800 880 1900 e conte com um time de especialistas que está sempre atento a esclarecer e orientar, com as melhores soluções, suas possíveis dúvidas e necessidades.

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Formulários

O processo de formulários é dividido em 4 partes para facilitar o seu preenchimento.

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Passo 1: Dados do Declarante

O declarante do sinistro deve ser preferencialmente a parte interessada no pedido de indenização ou seu representante legal devidamente indentificado.

Passo 2: Dados do Sinistro

Passo 3: Dados do Segurado Sinistrado

É o segurado pessoa física, que foi aceita, que contrata no caso de contratação sob a forma coletiva e adere ao plano.
Incluir aqui apenas a Certidão de Óbito.
Incluir aqui apenas o Formulário Aviso de Sinistro devidamente preenchido e assinado.
Incluir aqui todos os documentos listados para o segurado (conforme menu Orientações – Passo 1: Separe a Documentação).
Incluir aqui todos os documentos listados para o(s) beneficiário(s) (conforme menu Orientações – Passo 1: Separe a Documentação).
Incluir aqui todos os demais documentos solicitados (conforme menu Orientações – Passo 1: Separe a Documentação).

Passo 4: Informar Sinistro

Os dados coletados nessa área são úteis para mantermos contato e, assim, garantirmos o melhor atendimento e agilidade em todos os momentos em que você se relaciona com a Sabemi. A proteção de dados pessoas é nossa prioridade. Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados, clique aqui, a fim de acessar nossa Política de Privacidade.


Comunicado enviado com sucesso. Obrigada!

Em até 30 dias você receberá um retorno, via e-mail, sobre a análise das informações e documentos enviados.

Ficou alguma dúvida e você precisa de ajuda?

Ligue para a nossa Central de Atendimento através do 0800 880 1900 e conte com um time de especialistas que está sempre atento a esclarecer e orientar, com as melhores soluções, suas possíveis dúvidas e necessidades.