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O sinistro é a ocorrência de risco coberto durante o período de vigência do seguro, como, por exemplo: morte acidental ou morte natural.
Para agilizar seu atendimento e facilitar a abertura do sinistro, reunimos nesta página formulários e a lista de documentos necessários, além de orientações de como enviar os documentários.
Mas atenção: antes de acionar o seguro, é importante que você confirme na apólice / certificado se o evento ocorrido é um risco coberto pela segurança.
*Carência: período no qual o segurado ou beneficiário não terá direito a receber o capital segurado da cobertura, ou parte dele, contado a partir dos dados de início de vigência do seguro.
Abaixo, você encontra as informações importantes e os documentos que serão necessários para fazer o Aviso de Sinistro. O processo está dividido em 4 (quatro) etapas, cujos passos foram pensados para auxiliar você neste momento.
Passo 1: Separe uma documentação
Envie uma cópia simples dos documentos solicitados.
Confira a seguir um check-list de documentos obrigatórios que você deve enviar para a Sabemi. Para acessar os formulários, é simples: basta clicar no indicativo de cada nome, descrito logo abaixo, ou acessar, o menu “Formulários”.
Documentos obrigatórios
Morte Natural
Morte Acidental
Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente (IPA)
Despesas Médicas, Hospitalares e Odontológicas por Acidente (DMHO)
Diária de Incapacidade Temporária (DIT)
Documentos do Segurado
Do(s) Beneficiário(s), quando houver indicação em proposta assinado pelo Segurado
Do(s) Beneficiário(s), quando não houver indicação em proposta
Caso os beneficiários não tenham sido indicados na apólice do segurado, a indenização será realizada conforme legislação em vigor (Artigo 792 do Código Civil Brasileiro). Nesse caso deverão ser apresentados os seguintes documentos:
Passo 2: Preencha os formulários
Preencha os formulários conforme instruções do passo a passo. Você pode preenchê-los através do computador ou, se preferir, imprimi-los e fazer o preenchimento manualmente.
Passo 3: Envie a documentação
No menu 2. Comunicar Sinistro, anexe os documentos digitalizados de acordo com a determinação de cada campo.
Passo 4: Aguarde a nossa comunicação
Em até 30 dias você receberá um retorno via e-mail sobre a análise das informações e documentos enviados no comunicado de sinistro.
Havendo a necessidade de envio de documentos complementares, a área de Sinistros fará uma solicitação formal via e-mail. Para atendê-la, você deverá responder ao e-mail, anexando os documentos solicitados, sem alterar o assunto e mantendo o seu histórico.
*Cabe ressaltar que o prazo para a resolução do sinistro, estipulado acima, está alinhado à regulamentação da SUSEP.
Passo 5: Ligue para a Central de Atendimento
Ficou com dúvida e precisa de ajuda? Ligue para a nossa Central de Atendimento através do 0800 880 1900 ou via WhatsApp (51) 99528 0140, de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h, e conte com um time de especialistas que está sempre atento a esclarecer e orientar, com as melhores soluções, suas possíveis dúvidas e necessidades.
Ah, e você também pode obter respostas através da consulta em nosso site no menu "Perguntas Frequentes"
O processo de Comunicado de Sinistro é dividido em 4 partes para facilitar o seu preenchimento.
3.1 Na documentação para Morte Natural
3.1.1 Aviso de Sinistro
3.1.2 Relatório Médico
3.2 Na documentação para Morte Acidental
3.2.1 Aviso de Sinistro
3.3 Na documentação para Invalidez Por Acidente
3.3.1 Aviso de Sinistro
3.3.2 Relatório Médico
3.4 Na documentação para Despesas Médicas
3.4.1 Aviso de Sinistro
3.4.2 Relatório Médico
3.5 Na documentação para o Segurado
3.6 Na documentação para o Beneficiário indicado
3.7 Na documentação quando NÃO há Beneficiário indicado
3.8 Arquivos diversos
3.8.1 Declaração de Residência
Comunicação de sinistro registrada com sucesso
Em até 30 dias você receberá um retorno, via e-mail, sobre a análise das informações e documentos enviados.
Ficou alguma dúvida e você precisa de ajuda?
Ligue para a nossa Central de Atendimento através do 0800 880 1900 ou via WhatsApp (51) 99528 0140, de segunda a sexta-feira, das 9h as 18h, e conte com um time de especialistas que está sempre atento a esclarecer e orientar, com as melhores soluções, suas possíveis dúvidas e necessidades.