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Comunique seu sinistro de forma rápido e fácil.

Olá,

Neste momento difícil, queremos dizer que estamos juntos. Conte com a gente!

O sinistro é a ocorrência de risco coberto durante o período de vigência do seguro, como, por exemplo: morte acidental ou morte natural.

Para agilizar seu atendimento e facilitar a abertura do sinistro, reunimos nesta página formulários e a lista de documentos necessários, além de orientações de como enviar os documentários.

Mas atenção: antes de acionar o seguro, é importante que você confirme na apólice / certificado se o evento ocorrido é um risco coberto pela segurança.

Antes de separar a documentação, confira as dicas abaixo:

  • O segurado/participante incluído na polícia deve ter sofrido acidente ou ter uma doença causada durante o período de vigência do seguro, observado a carência* específica para cada cobertura;
  • Existem diferenças entre as coberturas de Pecúlio por Morte e Morte Acidental (esta última não cobre eventos decorrentes de doença);
  • Para coberturas de Invalidez por Acidente (IPA) e Despesas Médicas (DMHO), o evento deve ter ocorrido em razão de acidente sofrido durante o período de vigência do seguro.

Para acionar o serviço de Assistência Funeral,
ligue para 0800 880 1900



*Carência: período no qual o segurado ou beneficiário não terá direito a receber o capital segurado da cobertura, ou parte dele, contado a partir dos dados de início de vigência do seguro.

Aviso de Sinistro

Abaixo, você encontra as informações importantes e os documentos que serão necessários para fazer o Aviso de Sinistro. O processo está dividido em 4 (quatro) etapas, cujos passos foram pensados para auxiliar você neste momento.

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Orientações

Para solicitar sua indenização, siga o processo abaixo:

+ Ver mais detalhes

Passo 1: Separe uma  documentação

Envie uma cópia simples dos documentos solicitados.

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Confira a seguir um check-list de documentos obrigatórios que você deve enviar para a Sabemi. Para acessar os formulários, é simples: basta clicar no indicativo de cada nome, descrito logo abaixo, ou acessar, o menu “Formulários”.

Documentos obrigatórios

Morte Natural

  • Formulário de Aviso de Sinistro, devidamente preenchido e assinado pelo comunicante (não é necessário reconhecer a assinatura em cartório);
  • Relatório médico preenchido assinado e carimbado pelo médico assistente do segurado (não é necessário reconhecer a assinatura em cartório);
  • Certidão de Óbito;
  • Boletim de Ocorrência Policial - BO (se houver);
  • Laudo de Necropsia expedido pelo Instituto Médico Legal (IML) (se houver).

Morte Acidental

  • Formulário de Aviso de Sinistro devidamente preenchido e assinado pelo comunicante (não é necessário reconhecer a assinatura em cartório);
  • Certidão de Óbito;
  • Boletim de Ocorrência Policial - BO (se houver);
  • Comunicado de acidente de trabalho - CAT (se houver);
  • Laudo de Necropsia expedido pelo Instituto Médico Legal (IML);
  • Resultado dos exames realizados no IML - dosagem alcoólica e toxicológico (se houver).

Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente (IPA)

  • Formulário Aviso de Sinistro, devidamente preenchido e assinado pelo comunicante (não é necessário reconhecer a assinatura em cartório);
  • Relatório Médico preenchido, assinado e carimbado pelo médico assistente do segurado (não é necessário reconhecer a assinatura em cartório);
  • Boletim de Ocorrência Policial - BO (se houver);
  • Comunicado de Acidente de Trabalho - CAT (se houver);
  • Exames de imagem e seus respectivos laudos (Ex: raio x, ressonância, tomografia, ultrassonografia);
  • Resultado de exames médicos complementares realizados para diagnóstico e acompanhamento.

Despesas Médicas, Hospitalares e Odontológicas por Acidente (DMHO)

  • Formulário Aviso de Sinistro, devidamente preenchido e assinado pelo comunicante (não é necessário reconhecer a assinatura em cartório);
  • Relatório Médico preenchido, assinado e carimbado pelo médico assistente do segurado (não é necessário reconhecer a assinatura em cartório);
  • Boletim de Ocorrência Policial - BO (se houver);
  • Comunicado de Acidente de Trabalho - CAT (se houver);
  • Exames de imagem e seus respectivos laudos (Ex: raio x, ressonância, tomografia, ultrassonografia);
  • Recibos e/ou Notas Fiscais das despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas (para medicamentos é necessário receita médica com a indicação).

Diária de Incapacidade Temporária (DIT)

  • Cópia da CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho – se for o caso;
  • Cópia da Ficha ou Prontuário médico hospitalar de atendimento de urgência, se for o caso;
  • Relatório do médico que realizou o primeiro atendimento, com atestado indicando o CID do Segurado e a data do afastamento das atividades laborativas;
  • Em caso de intervenção cirúrgica, cópia do prontuário médico hospitalar;
  • Cópia do RG, CPF, comprovante de residência do segurado;
  • Cópia do resultado do exames realizados - somente laudo;
  • Cópia do Boletim de Ocorrência Policial – se for o caso;
  • Comprovante da conta bancária (cabeçalho do extrato ou cartão da conta) do custeador das despesas com o funeral do segurado;
  • Comprovante de concessão e término do benefício INSS;
  • Comprovante informando encerramento do afastamento e retorno da atividades.

Documentos do Segurado

  • Documento de identificação, com foto, que contenha o número do CPF (Ex: RG, CNH, CTPS, RNE ou Passaporte);
  • Comprovante de endereço em nome do Segurado/Participante;
  • Formulário autorização de pagamento para crédito em conta, com cópia do cartão bancário (para as coberturas de IPA e DMHO);

    OBS: a CNH é obrigatória quando o Segurado/Participante for o condutor do veículo envolvido no acidente.

Do(s) Beneficiário(s), quando houver indicação em proposta assinado pelo Segurado

  • Documento de identificação de cada beneficiário, com foto, que contenha o número do CPF (Ex: RG, CNH, CTPS, RNE ou Passaporte);
  • Comprovante de endereço em nome de cada beneficiário;
  • Formulário de autorização de pagamento para crédito em conta, com cópia do cartão bancário, preenchido por cada um dos beneficiários (não é necessário reconhecer a assinatura em cartório.

Do(s) Beneficiário(s), quando não houver indicação em proposta

Caso os beneficiários não tenham sido indicados na apólice do segurado, a indenização será realizada conforme legislação em vigor (Artigo 792 do Código Civil Brasileiro). Nesse caso deverão ser apresentados os seguintes documentos:

  • Declaração de Herdeiros, informando os nomes de todos os herdeiros do Segurado, com assinatura de declarante herdeiro e uma testemunha reconhecidas em cartório por semelhança ou autenticidade;
  • Certidão de Casamento atualizada em cartório após o óbito (com averbação do óbito), caso o segurado seja casado;
  • Certidão de Óbito do marido/esposa, caso o segurado seja viúvo;
  • Declaração de União Estável do Segurado, atualizada em cartório após o óbito, caso o segurado estivesse em uma união estável;
  • Documento de identificação de cada beneficiário, com foto, que contenha o número do CPF. (Ex: RG, CNH, CTPS, RNE ou Passaporte);
  • Comprovante de endereço em nome de cada beneficiário;
  • Formulário de autorização de pagamento para crédito em conta, com cópia do cartão bancário, preenchido por cada um dos beneficiários (não é necessário reconhecer a assinatura em cartório.

Passo 2: Preencha os formulários

Preencha os formulários conforme instruções do passo a passo. Você pode preenchê-los através do computador ou, se preferir, imprimi-los e fazer o preenchimento manualmente.

Passo 3: Envie a documentação

No menu 2. Comunicar Sinistro, anexe os documentos digitalizados de acordo com a determinação de cada campo.

Passo 4: Aguarde a nossa comunicação

Em até 30 dias você receberá um retorno via e-mail sobre a análise das informações e documentos enviados no comunicado de sinistro.

Havendo a necessidade de envio de documentos complementares, a área de Sinistros fará uma solicitação formal via e-mail. Para atendê-la, você deverá responder ao e-mail, anexando os documentos solicitados, sem alterar o assunto e mantendo o seu histórico.

*Cabe ressaltar que o prazo para a resolução do sinistro, estipulado acima, está alinhado à regulamentação da SUSEP.

Passo 5: Ligue para a Central de Atendimento

Ficou com dúvida e precisa de ajuda? Ligue para a nossa Central de Atendimento através do 0800 880 1900 ou via WhatsApp (51) 99528 0140, de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h, e conte com um time de especialistas que está sempre atento a esclarecer e orientar, com as melhores soluções, suas possíveis dúvidas e necessidades.

Ah, e você também pode obter respostas através da consulta em nosso site no menu "Perguntas Frequentes"

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Comunicado de Sinistro

O processo de Comunicado de Sinistro é dividido em 4 partes para facilitar o seu preenchimento.

+ Ver mais detalhes

Passo 1: Dados do Declarante

O declarante do sinistro deve ser preferencialmente a parte interessada no pedido de indenização ou seu representante legal devidamente indentificado.

Passo 2: Dados do Sinistro

Passo 3: Dados do Segurado Sinistrado

O sinistrado é a pessoa física, titular do seguro Sabemi, que sofre o sinistro.
Incluir aqui apenas a Certidão de Óbito.
Incluir aqui apenas o Formulário Aviso de Sinistro devidamente preenchido e assinado.
Incluir aqui todos os documentos listados para o segurado (conforme menu Orientações – Passo 1: Separe a Documentação).
Incluir aqui todos os documentos listados para o(s) beneficiário(s) (conforme menu Orientações – Passo 1: Separe a Documentação).
Incluir aqui todos os demais documentos solicitados (conforme menu Orientações – Passo 1: Separe a Documentação).

Passo 4: Informar Sinistro

Os dados coletados nessa área são úteis para mantermos contato e, assim, garantirmos o melhor atendimento e agilidade em todos os momentos em que você se relaciona com a Sabemi. A proteção de dados pessoas é nossa prioridade. Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados, clique aqui, a fim de acessar nossa Política de Privacidade.

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Formulários

Aqui você encontra os formulários necessários.

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Comunicação de sinistro registrada com sucesso

Em até 30 dias você receberá um retorno, via e-mail, sobre a análise das informações e documentos enviados.

Ficou alguma dúvida e você precisa de ajuda?

Ligue para a nossa Central de Atendimento através do 0800 880 1900 ou via WhatsApp (51) 99528 0140, de segunda a sexta-feira, das 9h as 18h, e conte com um time de especialistas que está sempre atento a esclarecer e orientar, com as melhores soluções, suas possíveis dúvidas e necessidades.