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Desafios de 2020 trouxeram aprendizados e conquistas relevantes para o RH da Sabemi

A complexidade de um 2020 sem precedentes exigiu das organizações forte capacidade de reinvenção para dar respostas rápidas às demandas emergentes de todos os públicos, especialmente o público interno. Na Sabemi, a área de Recursos Humanos reformulou seu planejamento estratégico do ano para dar suporte aos mais de 500 colaboradores em um período em que o distanciamento foi palavra de ordem.

Em home office desde março deste ano, a companhia se reestruturou de forma ágil para garantir a continuidade das operações, com prioridade total ao cuidado e bem-estar das pessoas. Ao fazer o balanço de 2020, a Head de RH da Sabemi, Paula Bizzi, enxerga com bons olhos os resultados dos esforços direcionados para atender aos desafios impostos pela pandemia. “Na Sabemi, temos duas características que nos possibilitaram sermos assertivos no enfrentamento dessa crise: a nossa capacidade de tomar decisões ágeis e a nossa relação de proximidade e transparência com nossos colaboradores. Por essa razão, conseguimos ir identificando rapidamente quais eram os principais gaps no funcionamento do dia a dia e promover ações para mitigá-los”, afirma.

O reconhecimento dessas ações é comprovado pelas certificações que a empresa recebeu neste ano. A Sabemi foi eleita a 6ª melhor seguradora do Brasil para se trabalhar pelo Great Place to Work e ocupou a 20ª posição na lista dos 100 lugares incríveis para trabalhar, pesquisa desenvolvida pela FIA em parceria com a UOL.

Investimento na formação dos colaboradores

Desde o início da pandemia, a companhia se preocupou em fornecer conteúdos e recursos adequados para os colaboradores trabalharem com qualidade dentro das suas casas. A Sabemi investiu ainda mais na qualificação do seu time, disponibilizando novos cursos gratuitos na Hub Edu, plataforma virtual de aprendizagem da companhia. Produtividade, organização, inteligência emocional e práticas laborais para o corpo e mente foram alguns dos temas dos cursos da Sabemi.

Além disso, buscando incentivar o contato e a troca de aprendizados entre as equipes, a área de Recursos Humanos lançou o quadro “Faça Você Mesmo” estimulando os próprios colaboradores a compartilharem dicas sobre assuntos de interesse, como aulas de automaquiagem, decoração criativa e até tutoriais para a produção de máscaras.

Ações para as famílias

A Sabemi também incluiu as famílias dos colaboradores no centro das suas ações. Pensando nos profissionais com crianças pequenas, a companhia disponibilizou uma série de vídeos com atividades interativas, que tem por objetivo cultivar os laços entre pais e filhos. A ação foi uma parceria com a Cia Lúdica, empresa especializada em atividades infantis.

Além disso, o Programa Conectividade For Job, voltado aos familiares dos colaboradores que buscam ingressar no mercado de trabalho, foi adaptado para a modalidade online, o que possibilitou que familiares residentes em diversos cantos do Brasil pudessem participar.

“Com o home office, o trabalho, literalmente, entrou na casa das pessoas, alterou a rotina familiar e deu novo fluxo às dinâmicas da casa. Sabemos o quanto isso impacta no dia a dia dos familiares que vivem junto com este profissional. Por isso, somos muito gratos a cada filho, esposa e marido que compreenderam este período atípico que vivemos e contribuíram, dando força e estímulo, para que a Sabemi seguisse operando normalmente”, afirma Paula.

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