Cuide do seu Dinheiro

Dicas para você gerenciar melhor as suas finanças e fazer o seu rendimento crescer.

Educação financeira começa cedo

Fonte: MdeMulher, Projetos Especiais

Educação Financeira começa cedo

Dicas de como ensinar seu filho a lidar bem com dinheiro

O especialista em educação financeira Reinaldo Domingos sabe bem as dificuldades que os pais enfrentam em um mundo cada vez mais consumista. Autor da série de livros infantis O Menino do Dinheiro, Reinaldo reuniu dicas de como ajudar os adultos a transmitir noções de finanças para a garotada. Ele explica que desde cedo é possível e necessário dar aos pequenos uma noção do valor das coisas. Confira algumas sugestões para educar os filhos financeiramente:
Anote as despesas! Tanto pais quanto filhos devem fazer um diagnóstico financeiro dos gastos. Para isso, nada melhor que anotar todas as compras e contas, do cafezinho ao aluguel. No fim do mês, converse com seu filho sobre o que pode ser cortado ou economizado.
Dê mesada, mas com supervisão. O valor da mesada ou semanada deve ser calculado tendo em vista os gastos da criança. De preferência, deve-se dar a ela até um pouco menos do que a quantia ideal, para que pense antes de comprar e vá aprendendo a administrar o dinheiro e ele não acabe antes do tempo.
Guarde antes e compre depois. Se você der à criança o que ela quer e combinar que vai descontando da mesada, por exemplo, é bem provável que não consiga cumprir o acordo. Ensine-a a guardar em uma poupança ou no porquinho e a ir curtindo a realização de alcançar a quantia necessária. Ela vai aprender a valorizar os sacrifícios que fizer em prol de seu desejo.
Resista à tentação de dar tudo sempre. Se os pais compram tudo o que a criança pede, ela nunca aprende o valor das coisas. Peça a ela para escolher somente um produto supérfluo no supermercado, por exemplo, e atenha-se à lista de compras.
Dialogue sempre. Reúna a família para conversar sobre os sonhos de consumo de cada um. Se possível, estabeleça com cada criança um desejo á curto prazo, um a médio prazo e um a longo prazo (até três meses, entre seis meses e um ano e mais de um ano de economia, respectivamente). Pesquise e mostre a ela quanto terá que poupar para alcançar cada sonho.

SAC - Atendimento ao Cliente

Todas as regiões do Brasil:

0800 880 1900

WhatsApp

(51) 99528 0140

Ouvidoria:

0800 880 1999

Ligue agora e solicite já

Para contratar Seguros:

(51) 3103.7733

Canal de Atendimento Prioritário

0800 880 0515

Canal de Denúncia

Encontre uma loja

Selecione o seu Estado

© SABEMI Intermediadora de Negócios Ltda – Uma empresa do Grupo SABEMI

ATENÇÃO!
Prezado Cliente, reforçamos que o domínio de E-mail utilizado pela SABEMI é o @sabemi.com.br. Esteja sempre alerta! Verifique se o remetente possui esse domínio.
A SABEMI não se responsabiliza por E-mails que não possuam este domínio, bem como, não reconhece pagamentos efetuados em conta bancária de terceiros que, supostamente, seja destinada para a quitação de dívidas com esta Empresa. Desconfie de qualquer prática incomum, principalmente de e-mails enviados com extensão pública, como: @outlook, @gmail, @hotmail, etc...
Em caso de dúvidas, ligue para o nosso SAC: 0800 880 1900 (todas as regiões do Brasil).