Cuide do seu Dinheiro

Dicas para você gerenciar melhor as suas finanças e fazer o seu rendimento crescer.

Planejamento Financeiro para Mulheres

Fonte: Yahoo! Finanças

Planejamento financeiro para mulheres

Antes de comprar defina o quanto gastar. Especialista dá uma sugestão de como dividir seu salário para cada uma de suas despesas: do salão de beleza aos investimentos.

Está é uma dica muito bacana sobre como planejar melhor o orçamento mensal.
Se você é daquelas que acha que é impossível pagar as contas em dia, sair para se divertir e ainda guardar um dinheirinho para o futuro sem ficar pendurada no cartão de crédito e sem abrir mão das comprinhas, esta coluna é justamente para você.
Milagre? Não! Essa é uma possibilidade concreta e que pode ser alcançada com ajuda do nosso tão querido planejamento financeiro. E quem vai comprovar isso para a gente é a coordenadora do site Investmania, Aline Rabelo.
Aline preparou um roteiro indicando as porcentagens ideais do nosso salário que devem ser gastas com cada uma das nossas principais despesas. Obviamente, não dá pra mudar nosso estilo de vida de um dia para o outro, mas colocando essa reorganização do orçamento como meta, em alguns meses, viver essa nova realidade financeira será algo totalmente possível.
A primeira dica você já sabe qual é, falta só tomar coragem para fazer: parar de gastar e fazer um levantamento real das dívidas acumuladas. Feito isso, procurar os credores e tentar renegociar os juros cobrados, além de trocar o cheque especial estourado por uma linha de crédito de juros mais baixos (como o crédito consignado). Essa é a fase de apertar o cinto, assim, as comprinhas, por enquanto, terão que esperar um pouco.
Com as finanças em ordem, é hora de aprender a gastar sem se endividar novamente. A dica da Aline é planejar antes de comprar, ou seja, ter em mente quanto temos por mês para cada uma de nossas despesas. Veja a sugestão dela:
Gastos do dia a dia - 37% do salário, sendo:
• 17% com moradia + compras;
• 13% com educação;
• 7% com transporte.
Investimentos - 30% do salário, sendo:
• 17% em ações;
• 13% em poupança ou Tesouro Direto.
Lazer - 14% do salário, sendo:
• 6% em bares e baladas;
• 6% em restaurantes;
• 2% no cinema.
Cuidados pessoais - 12% do salário, sendo:
• 4% no cabeleireiro;
• 3% na academia;
• 3% na manicure e pedicure;
• 3% na depilação.
Compras - 7% do salário.
E o mais legal desse esquema é que você pode adaptá-lo conforme suas necessidades. Por exemplo, se você tem um casamento neste mês, sabe que gastará um pouco mais que o previsto com as compras. Dessa forma, ficará fácil de enxergar em qual das despesas você terá que economizar para compensar essa diferença. As saídas de fins de semana, por exemplo.
Ou então, se você está planejando sair da casa dos seus pais e ir morar sozinha, consegue perceber se já é hora ou não de dar esse passo. Se sua empresa dá vale transporte, você tem 7% a mais para alocar onde mais estiver precisando naquele momento.
Outro exemplo é se você está planejando comprar uma casa. Você pode reduzir temporariamente os 30% que está investindo para 20%, por exemplo, e poupar os outros 10% para a entrada do imóvel. E por aí vai... As possibilidades são infinitas a partir do momento em que você toma a rédea da sua vida financeira.

SAC Atendimento ao cliente

capitais e regiões metropolitanas

4003 1415

demais regiões

0800 880 1900

WhatsApp (51) 99528.0140

Ligue agora e solicite já

para contratação de empréstimo ou seguros

0800 880 0515

Ouvidoria

0800 880 1999

Encontre uma loja

Selecione o seu Estado

© SABEMI Intermediadora de Negócios Ltda – Uma empresa do Grupo SABEMI . Por Aldeia

SABEMI alerta: Prezado Cliente, estimando pela sua segurança, alertamos que a SABEMI não envia por e-mail boletos de quitação de débitos e saldos devedores com extensão pública como: @outlook, @hotmail, @gmail, etc. Importante advertir que a SABEMI não se responsabiliza, bem como não reconhece pagamentos efetuados em conta corrente de outros beneficiários, supostamente para fins de quitação de dívidas desta Companhia. Desconfie de qualquer prática incomum.

Em caso de dúvidas, ligue para o nosso SAC: 4003 1415 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 880 1900 (demais regiões).