Cuide do seu Dinheiro

Dicas para você gerenciar melhor as suas finanças e fazer o seu rendimento crescer.

Educação financeira começa cedo

Fonte: MdeMulher, Projetos Especiais

Educação Financeira começa cedo

Dicas de como ensinar seu filho a lidar bem com dinheiro

O especialista em educação financeira Reinaldo Domingos sabe bem as dificuldades que os pais enfrentam em um mundo cada vez mais consumista. Autor da série de livros infantis O Menino do Dinheiro, Reinaldo reuniu dicas de como ajudar os adultos a transmitir noções de finanças para a garotada. Ele explica que desde cedo é possível e necessário dar aos pequenos uma noção do valor das coisas. Confira algumas sugestões para educar os filhos financeiramente:
Anote as despesas! Tanto pais quanto filhos devem fazer um diagnóstico financeiro dos gastos. Para isso, nada melhor que anotar todas as compras e contas, do cafezinho ao aluguel. No fim do mês, converse com seu filho sobre o que pode ser cortado ou economizado.
Dê mesada, mas com supervisão. O valor da mesada ou semanada deve ser calculado tendo em vista os gastos da criança. De preferência, deve-se dar a ela até um pouco menos do que a quantia ideal, para que pense antes de comprar e vá aprendendo a administrar o dinheiro e ele não acabe antes do tempo.
Guarde antes e compre depois. Se você der à criança o que ela quer e combinar que vai descontando da mesada, por exemplo, é bem provável que não consiga cumprir o acordo. Ensine-a a guardar em uma poupança ou no porquinho e a ir curtindo a realização de alcançar a quantia necessária. Ela vai aprender a valorizar os sacrifícios que fizer em prol de seu desejo.
Resista à tentação de dar tudo sempre. Se os pais compram tudo o que a criança pede, ela nunca aprende o valor das coisas. Peça a ela para escolher somente um produto supérfluo no supermercado, por exemplo, e atenha-se à lista de compras.
Dialogue sempre. Reúna a família para conversar sobre os sonhos de consumo de cada um. Se possível, estabeleça com cada criança um desejo á curto prazo, um a médio prazo e um a longo prazo (até três meses, entre seis meses e um ano e mais de um ano de economia, respectivamente). Pesquise e mostre a ela quanto terá que poupar para alcançar cada sonho.

Atendimento ao cliente

capitais e regiões metropolitanas

4003 1415

demais regiões

0800 880 1900

WhatsApp (51) 99528.0140

Ligue agora e solicite já

para contratação de empréstimo, seguros ou renegociação de dívidas

0800 880 0515

Encontre uma loja

Selecione o seu Estado

© SABEMI Intermediadora de Negócios Ltda – Uma empresa do Grupo SABEMI . Por Aldeia

SABEMI alerta: Prezado Cliente, estimando pela sua segurança, alertamos que a SABEMI não envia por e-mail boletos de quitação de débitos e saldos devedores com extensão pública como: @outlook, @hotmail, @gmail, etc. Importante advertir que a SABEMI não se responsabiliza, bem como não reconhece pagamentos efetuados em conta corrente de outros beneficiários, supostamente para fins de quitação de dívidas desta Companhia. Desconfie de qualquer prática incomum.

Em caso de dúvidas, ligue para o nosso SAC: 4003 1415 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 880 1900 (demais regiões).