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Acione o seu seguro sem complicações

Fique tranquilo e acione o seguro de forma fácil

O sinistro é a ocorrência do risco coberto durante o período de vigência do seguro, como por exemplo: morte acidental ou morte natural. Antes de acionar o seguro é importante você confirmar na apólice/certificado se o evento ocorrido é um risco coberto pela seguradora.

Aviso de sinistro

Encontre nos links abaixo as informações importantes e os documentos que serão necessários para fazer o Aviso de Sinistro.

Orientações

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Para solicitar a sua indenização, siga o passo a passo abaixo:

 

1. Ligue para a Central de Atendimento. Através das Centrais de Atendimento você dará início à abertura do sinistro. Central de Atendimento 0800 880 1900

 

2. Separe a documentação. Envie uma cópia simples dos documentos solicitados. Confira a seguir a relação de documentos obrigatórios que você deve enviar para a Sabemi. Além desses, verifique a relação de documentos adicionais, eles podem ser necessários para análise do seu caso.

 

3. Preencha os formulários. Preencha os formulários previstos neste documento. Você pode preencher através do computador ou, se preferir, imprimir e fazer o preenchimento dos mesmos.

 

4. Envia a documentação por e-mail ou correio. Você pode fazer o envio via e-mail ou via Correios Via e-mail, envie a documentação para o analise.sinistro@sabemi.com.br. Se optar via Correios, envie para o endereço Rua 7 de Setembro, 515 – Bairro Centro Histórico, Porto Alegre/RS – CEP 90010-190 | A/C Setor Sinistro

 

5. Aguarde a nossa comunicação. Assim que recebermos a relação de documentos, daremos um retorno em até 30 dias. Caso sejam necessários documentos complementares, entraremos em contato por e-mail ou carta.

Formulários

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Antes de separar a documentação, confira as dicas abaixo:

  • O segurado/participante incluído na apólice deve ter falecido em razão de acidente sofrido ou doença diagnosticada durante o período de vigência do seguro, observada a carência* de 2 (dois) anos em caso de suicídio e as coberturas contratadas.

  • Existem diferenças entre as coberturas de Pecúlio por Morte e Morte Acidental (esta última não cobre eventos decorrentes de doença).

  • Para solicitar a Assistência Funeral ligue para 0800 770 8916.

  • Documentação obrigatória*

Morte Natural

  • Formulário de Aviso de Sinistro(faça o download)

  • Cópia da Certidão de Óbito.

  • Cópia do Boletim de Ocorrência Policial (se houver).

  • Cópia do Laudo de Necropsia expedido pelo Instituto Médico Legal (IML) (se houver).

  • Relatório Médico (faça o download)

     

    Morte Acidental

  • Cópia da Certidão de Óbito.

  • Formulário de Aviso de Sinistro (faça o download)

  • Cópia do Boletim de Ocorrência Policial.

  • Cópia do Laudo de Necropsia expedido pelo Instituto Médico Legal (IML).

     

    Do segurado

  • Cópia de um documento de identificação do segurado que contenha o número do CPF (RG, CNH, CTPS ou Passaporte). Obs.: a cópia da CNH deve ser obrigatoriamente enviada quando o segurado for o condutor do veículo envolvido no acidente.

  • Cópia do comprovante de endereço do segurado.

     

    Dos beneficiários indicados

  • Formulário de Autorização de pagamento (faça o download) em conta ou cópia do cartão bancário.

  • Cópia de um documento de identificação de cada beneficiário que contenha o número do CPF (RG, CNH, CTPS ou passaporte).

  • Cópia do comprovante de endereço de cada beneficiário.

     

    Dos beneficiários não indicados:

  • Caso os beneficiários não tenham sido indicados na apólice do seguro, a indenização será realizada conforme legislação em vigor (Artigo 792 do Código Civil Brasileiro). Portanto, além dos documentos indicados acima, deverá ser enviada a seguinte documentação:*

  • Declaração de Herdeiros (faça o download) com assinatura de dois herdeiros e de duas testemunhas com assinatura reconhecida em cartório.

  • Cópia da Certidão de Casamento atualizada em cartório após o óbito, caso o segurado seja casado.

  • Cópia da certidão de óbito do (a) marido/esposa do segurado/participante, caso o mesmo seja viúvo (a).

  • Cópia da certidão de união estável, atualizada em cartório após óbito do segurado/participante, caso o mesmo tivesse união estável.

  • Importante*

     

    A Seguradora tem um prazo máximo de 30 (trinta) dias corridos a partir do recebimento de toda a documentação completa (obrigatória e adicional, se for o caso) para analisar seu pedido de indenização.

  • Durante a análise do processo, poderão ser solicitados documentos complementares e/ou documentos originais que comprovem o ocorrido.

  • Caso não consiga obter algum documento, enviar a documentação possível e informar por carta explicativa o motivo do não envio dos documentos que faltaram para análise da seguradora. O envio da carta explicativa não garante o início da contagem do prazo de análise e, também, não garante o direito à indenização.

  • Em caso de beneficiário menor de 18 anos, enviar também cópia dos documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de residência) do responsável legal pelo menor.

  • Caso o beneficiário queira ceder sua parte da indenização em favor de outra pessoa, deverá ser enviado a cópia do Termo de Cessão de Direito (faça o download) juntamente com o RG, CPF e comprovante de residência do cedente (quem abdica do direito) e do cessionário (quem recebe o direito).

  • A análise do pedido de indenização será feita com base nas condições gerais, especiais e particulares do seu seguro ou regulamento do plano.

Informar sinistro

Preencha abaixo e informe a Sabemi.

Dados do declarante
DADOS DO SINISTRO
Dados do segurado Sinistrado